Google Slides ou PowerPoint?
Quando se trata de criar apresentações ou Pitchdecks, as duas ferramentas mais utilizadas são estas duas. Mas qual as vantagens de cada uma? Será o Google Slides melhor para certo tipo de apresentações e o Powerpoint melhor para outras?
Vamos explorar as semelhanças e as diferenças:
- Ambas as aplicações podem criar apresentações com elevada qualidade, e ambas têm uma biblioteca de templates que pode ser utilizada como base. A biblioteca do Powerpoint está embebida na própria apresentação, enquanto a do Google Slides pode ser obtida online e copiada diretamente para a aplicação.
- Ambas podem reproduzir animações, vídeos, imagens e links.
- O Google Slides foi concebido para ser utilizado online, através de uma conta Gmail e é automaticamente salvo. O Powerpoint foi concebido para ser utilizado no desktop, podendo ser configurado para salvar automaticamente. Tem também uma versão online, mas com menos funcionalidades do que a versão desktop.
- Depois de terminada a apresentação, é possível exportar em ambas as aplicações, para vários formatos, sendo completamente compatíveis entre si (também é possível importar slides do Powerpoint diretamente para o Google Slides).
- Trabalhar em equipa: o Google Slides está preparado para ser partilhado e trabalhado por vários perfis em simultâneo, ao passo que o Powerpoint só permite o trabalho colaborativo na versão online, que não funciona tão bem. Porém, caso a internet não esteja disponível, é impossível trabalhar no Google Slides.
- Animação: enquanto o Google Slides oferece uma pequena seleção de efeitos que permitem transições básicas, as animações em Powerpoint são bastante mais completas e editáveis, permitindo uma criatividade quase infinita nos efeitos que se podem aplicar e nas animações que se podem criar.
- Tabelas, SmartArt e diagramas: O Google Slides é muito criativo do ponto de vista do design – por exemplo, na seleção de cores e formatação. O PowerPoint, por outro lado, permite alterações simples entre diferentes formatos de visualização e adicionar várias outras alterações posteriormente. O PowerPoint reduz o esforço e o tempo porque apenas permite selecionar formatos pré-feitos, enquanto o Google Slides permite maior criatividade e liberdade criativa.
Em última análise, a decisão entre o Google Slides e o PowerPoint costuma ser uma preferência pessoal – uma questão de gosto.
A versão básica do Google é mais adequada organicamente para trabalho simultâneo e mais criativo, enquanto o Powerpoint permite apresentações mais fechadas mas uma finalização mais rápida e adequada a utilizadores dos produtos Microsoft.