Qual a melhor rede social para o meu negócio?
As redes sociais são uma oportunidade de conquistar o seu público-alvo com alguma rapidez e facilidade, sobretudo se fornecer conteúdo de qualidade, informação e interatividade, sem excesso de anúncios. Em Portugal, em janeiro de 2022, haviam 8,5 milhões de utilizadores ativos de redes sociais em Portugal, o equivalente a 83,7% da população portuguesa.
Algumas utilizações que pode fazer nas redes sociais para potenciar o seu negócio:
- Gerar tráfego para o seu site ou para uma landing page onde os seus potenciais clientes podem ficar a conhecer a marca/produtos e gerar leads diretamente.
- Conseguir divulgar claramente o seu produto, através de uma interação direta com o seu público. Vai conseguir escolher targets onde os seus potenciais clientes estão presentes (por idade, género, localização e outros).
- Relacionar-se diretamente com os potenciais clientes, oferecendo conteúdo de qualidade (por exemplo, vídeos explicativos, artigos interessantes ou documentos relacionados com o seu setor). Isto vai permitir posicionar a sua marca como especialista na sua área de conhecimento e potenciar uma relação que se mantém
Então como escolher a rede social certa para o seu negócio?
A primeira coisa que deve definir é o seu público alvo, porque isso vai determinar quais as redes a utilizar. Para isso, se já tiver clientes, facilmente consegue definir a sua persona ideal: terá a idade, género, tipo de interesses e localização da maioria dos seus clientes.
Se não conseguir ainda fazer esta caracterização, pense na sua persona ideal: que idade tem? de que género é? O que pode interessar esta pessoa?
Baseado nestas definições vai conseguir encontrar as redes mais utilizadas pelo seu cliente e também definir o target quando criar os seus anúncios nas redes. Pode ler aqui o Relatório sobre o digital para 2022: a utilização da internet e das redes sociais em Portugal, criado pela DataPortal.