Design de logotipo: o que deve saber antes de criar um logotipo para a sua empresa
Todos sabemos o que é um logotipo mas, o que faz de um logotipo um bom logotipo? O que devemos saber quando encomendamos um logotipo?
Antes do mais, qual o objetivo de um logotipo? O único objetivo de um bom logotipo é conseguir identificar uma marca de forma distintiva, de modo que esta não se confunda com outras presentes no mercado. É por isso que o designer deve, para além de ter alguma cultura visual e de branding, fazer uma pesquisa por marcas do mesmo setor ou com nomes semelhantes, para garantir que o logotipo não se confunde com outros. O objetivo do logotipo não é transmitir os valores da marca ou posicioná-la no seu setor de atividade (embora possa fazê-lo), isso será o objetivo da identidade visual da marca (o logotipo é um dos componentes desta identidade visual).
Um bom logotipo é assim distinto de todos os outros, apropriado, prático, gráfico e simples na forma. Ao desenhar um logotipo, o designer deve encontrar primeiro um conceito porque isso vai facilitar que o logotipo comunique a mensagem pretendida.
Um logotipo deve poder ser impresso em qualquer tamanho e, na maioria dos casos, ser eficaz sem cor. Um ótimo logotipo baseia-se em duas coisas: um bom conceito e uma ótima execução.
Ao desenhar um logotipo, o designer deve seguir os seguintes passos:
Briefing do cliente: o designer deve ouvir e entender o que o cliente pretende transmitir com o logotipo.
Pesquisa: Pesquisar logotipos da mesma indústria da marca, conhecer a sua história e os seus concorrentes.
Referências: Pesquisar bons logotipos, assim como tendências atuais que possam estar relacionadas com o briefing do cliente. Seguir as tendências não é essencial mas ter noção destas sim, a decisão de não seguir tendências pode em si só ser dar muita força e distinção ao logotipo, porém sem esquecer que idealmente este estará no mercado muitos anos, não deve ficar desatualizado e com um aspeto antigo em pouco tempo.
Conceito e primeiros esboços: Desenvolva o(s) conceito(s) do logotipo em volta do briefing do cliente e da sua pesquisa. Esta é a parte mais importante do processo de design.
Criação do logotipo e versões melhoradas: É pouco provável que o primeiro logotipo criado pelo designer seja a versão final, mas pode ser um bom ponto de partida para algumas propostas, depois de alguns ajustes.
Apresentação: Apresentação de algumas propostas de logotipo ao cliente. O formato PDF geralmente é o que funciona melhor. O designer pode preparar uma apresentação onde introduz o conceito que serviu de base à criação do logo, isso vai ajudar o cliente a entender o logo e a sua identidade visual e facilita a aprovação da proposta.